Tema: Reino Fungi
Duração: 50 min.
Turma: 2º ano do ensino médio
Reino Fungi
Os fungos já foram classificados como vegetais e também
como protistas.
Atualmente são agrupados num reino à parte, chamado o reino Fungi.
Este grupo inclui organismos diversos, que vivem em quase todos os ambientes
terrestres e apresentam uma grande variação de formas e tamanhos.
Podem ser desde fungos microscópicos, formados
por uma única célula (unicelulares), como é o caso das leveduras, até formas
pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como os bolores e os
cogumelos. O maior fungo conhecido vive sob o solo de uma floresta nos Estados
Unidos e ocupa uma área subterrânea de cerca de 9 km2!
Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.
Sua reprodução pode ser tanto assexuada, através de brotamento, fragmentação ou produção de esporos, quanto sexuada, através do encontro de indivíduos de sexos diferentes.
O corpo das espécies pluricelulares é formado por duas partes: o micélio e o corpo de frutificação. O micélio corresponde a um emaranhado de filamentos longos e microscópicos chamados de hifas enquanto o corpo de frutificação é a estrutura reprodutiva destes fungos. Por exemplo, o bolor preto que cresce nos pães velhos, conhecido como mofo, corresponde ao corpo de frutificação. Já a parte que fica no interior do pão é o micélio.
Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.
Sua reprodução pode ser tanto assexuada, através de brotamento, fragmentação ou produção de esporos, quanto sexuada, através do encontro de indivíduos de sexos diferentes.
O corpo das espécies pluricelulares é formado por duas partes: o micélio e o corpo de frutificação. O micélio corresponde a um emaranhado de filamentos longos e microscópicos chamados de hifas enquanto o corpo de frutificação é a estrutura reprodutiva destes fungos. Por exemplo, o bolor preto que cresce nos pães velhos, conhecido como mofo, corresponde ao corpo de frutificação. Já a parte que fica no interior do pão é o micélio.
Dependendo da espécie os fungos podem ser agentes
decompositores, permitindo que a matéria orgânica retorne ao ambiente. Outros
fungos podem ser utilizados na alimentação humana, outros como medicamento e
existem até alguns parasitas que podem causar doenças.
Objetivo
Geral: Evidenciar a importância dos fungos para os seres vivos.
Objetivos
específicos:
§ Identificar
os indivíduos pertencentes ao reino Fungi;
§ Classificar
morfologicamente os principais tipos de fungos;
§ Descrever
o mecanismo de reprodução dos fungos;
§ Explicar
sua importância ecológica, farmacológica,
econômica e parasitológica.
Procedimento didático
Comece expondo fungos que você
trouxe de casa como: pão mofado, frutas podres, cogumelos, potes de iogurtes.
Estes recursos chamarão a atenção da turma e motivará a aula. Tudo sem dizer o
que é. Questione aos alunos, pergunte o
que eles acham que significa aquele mofo do pão, e o que tem a ver com os
outros matérias que você trouxe, como o iogurte e os cogumelos. Pergunte se
eles já ouviram falar em fungos e o que acreditam que seja. Em seguida, faça a
introdução do assunto, a partir dos recursos expostos. Fale o que são os
fungos, porque eles estão dentro do reino Fungi, sua classificação, reprodução,
tipos, importância ecológica, econômica, farmacológica.
Recursos didáticos
Materiais para a observação
de fungos (pão mofado, frutas podres, cogumelos, etc.), pincel, losa, vídeos básicos
e figuras sobre o assunto.
Avaliação da atividade
Dividir a turma em grupos de
cinco alunos, e distribuir para cada grupo um resumo da importância dos fungos
nas seguintes áreas: ambiental, farmacológica, culinária, agricultura e saúde. Cada
equipe pesquisará e apresentará na próxima aula para seus colegas.
Referências
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