sexta-feira, 5 de julho de 2013

Plano de aula

Tema: Reino Fungi
Duração: 50 min.
Turma: 2º ano do ensino médio
Reino Fungi
Os fungos já foram classificados como vegetais e também como protistas. Atualmente são agrupados num reino à parte, chamado o reino Fungi. Este grupo inclui organismos diversos, que vivem em quase todos os ambientes terrestres e apresentam uma grande variação de formas e tamanhos.
Podem ser desde fungos microscópicos, formados por uma única célula (unicelulares), como é o caso das leveduras, até formas pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como os bolores e os cogumelos. O maior fungo conhecido vive sob o solo de uma floresta nos Estados Unidos e ocupa uma área subterrânea de cerca de 9 km2!

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.

Sua reprodução pode ser tanto assexuada, através de brotamento, fragmentação ou produção de esporos, quanto sexuada, através do encontro de indivíduos de sexos diferentes.

O corpo das espécies pluricelulares é formado por duas partes: o micélio e o corpo de frutificação. O micélio corresponde a um emaranhado de filamentos longos e microscópicos chamados de hifas enquanto o corpo de frutificação é a estrutura reprodutiva destes fungos. Por exemplo, o bolor preto que cresce nos pães velhos, conhecido como mofo, corresponde ao corpo de frutificação. Já a parte que fica no interior do pão é o micélio.
Dependendo da espécie os fungos podem ser agentes decompositores, permitindo que a matéria orgânica retorne ao ambiente. Outros fungos podem ser utilizados na alimentação humana, outros como medicamento e existem até alguns parasitas que podem causar doenças.

Objetivo Geral: Evidenciar a importância dos fungos para os seres vivos.
Objetivos específicos:
§  Identificar os indivíduos pertencentes ao reino Fungi;
§  Classificar morfologicamente os principais tipos de fungos;
§  Descrever o mecanismo de reprodução dos fungos;
§  Explicar sua importância ecológica, farmacológica, econômica e parasitológica.
Procedimento didático

Comece expondo fungos que você trouxe de casa como: pão mofado, frutas podres, cogumelos, potes de iogurtes. Estes recursos chamarão a atenção da turma e motivará a aula. Tudo sem dizer o que é. Questione aos alunos, pergunte  o que eles acham que significa aquele mofo do pão, e o que tem a ver com os outros matérias que você trouxe, como o iogurte e os cogumelos. Pergunte se eles já ouviram falar em fungos e o que acreditam que seja. Em seguida, faça a introdução do assunto, a partir dos recursos expostos. Fale o que são os fungos, porque eles estão dentro do reino Fungi, sua classificação, reprodução, tipos, importância ecológica, econômica, farmacológica.
Recursos didáticos
Materiais para a observação de fungos (pão mofado, frutas podres, cogumelos, etc.), pincel, losa, vídeos básicos e figuras sobre o assunto.

Avaliação da atividade

Dividir a turma em grupos de cinco alunos, e distribuir para cada grupo um resumo da importância dos fungos nas seguintes áreas: ambiental, farmacológica, culinária, agricultura e saúde. Cada equipe pesquisará e apresentará na próxima aula para seus colegas.

Referências



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